Grandes clássicos do futebol mundial -Alemanha

O torcedor de um clube de futebol vive e respira seu time, mas intensifica a paixão pelo jogo quando a sua equipe entra em campo contra o grande rival.

Em vários países, “o clássico” é encarado como principal evento do dia, mobilizando diversas pessoas e setores locais.

Entre a torcida, o clássico pode ser visto até como mais importante que o campeonato em si, afinal, vencer o maior rival sempre tem um sabor especial.

Inaugurando esse quadro, vamos até a Alemanha, onde como você verá a seguir, a atmosfera que envolve esse encontro vai muito além das quatro linhas.

Borussia Dortmund x Schalke 04 

Não, o principal e mais acirrado clássico da Alemanha não envolve o poderoso Bayern de Munique!

O Revierderby tem como protagonistas Borussia Dortmund e Schalke 04.

Apesar de estarem localizados em diferentes cidades, os 35 km que separam as equipes se mostram insuficientes para diminuir a rivalidade, servindo, na verdade, para aumentar ainda mais os ânimos na região do Ruhr.

Isso se deve, entre outros motivos, pelo fato da cidade de Dortmund, lar do Borussia e Gelsenkirchen, casa do Schalke, não possuírem nelas outros grandes clubes sediados.

A rivalidade entre eles, como em muitos casos, tem suas raízes na religião e na política.

O Dortmund foi fundado por um grupo de cristãos, enquanto o Schalke teve sua fundação por meio de protestantes.

daniel-caligiuri-schalke-thomas-delaney-borussia-dortmund_14k9d6lo0z8us1ihhl41e88w0m
Crédito: Goal

A equipe do Schalke por muito tempo foi uma das principais forças do futebol alemão, servindo como instrumento para Adolf Hitler e seu nacionalismo, atrelando sua imagem à do clube.

Do outro lado, o Borussia sempre foi figura opositora àquele movimento, tendo sofrido retaliações por seu posicionamento. Durante os anos da Segunda Guerra, inclusive, dirigentes do clube foram fuzilados por pregarem o antinazismo.

As equipes já se enfrentaram em 156 ocasiões, sendo a primeira delas em 03 de maio de 1925. O duelo inaugural teve a vitória do Schalke pelo placar de 4 a 2.

O time azul royal de Gelsenkirchen leva vantagem no histórico de embates: São 60 vitórias do Schalke contra 53 do Borussia, além de 43 empates.

Entre tantos jogos que marcaram essa rivalidade, destacam-se a impiedosa goleada de 10 a 0 que o Schalke impôs ao seu rival em 20 de outubro de 1940 e o troco dado pelos aurignegros 26 anos depois, quando em 26 de fevereiro de 1966, o Borussia goleou pelo placar de 7 a 0.

Entre os feitos curiosos está o gol do Schalke 04 marcado nos acréscimos da partida pelo goleiro alemão Jens Lehmann, no derby disputado em 19 de dezembro de 1997 que decretou o empate em 2 a 2.

Com relação a títulos, há equilíbrio entre os clubes. O Schalke foi campeão alemão sete vezes e o Dortmund oito. Além disso, a equipe azul possui cinco títulos da Copa da Alemanha contra quatro da equipe aurinegra.

schalke borussia
Para seus torcedores, o sentimento vai além do ódio.  Crédito: Ultras-Tifo

Entre os jogadores que vestiram ambas camisas edestaca-se o brasileiro Felipe Santana, que em 2013 trocou o Borussia pelo Schalke, o que na época acirrou ainda mais os ânimos pelos lados do Vale do Ruhr.

Com uma história tão rica e com tamanho equilíbrio e rivalidade, não é à toa que o Revierderby é conhecido na Alemanha como a “Mãe de todos os derbies”.

 

Um comentário sobre “Grandes clássicos do futebol mundial -Alemanha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s