Botucatu e seus anos no futebol profissional

A cidade de Botucatu já esteve no mapa do futebol profissional do estado de São Paulo.

Durante os anos 1950 e 1960, o município viveu seu auge, tendo duas equipes figurando nas principais divisões do Campeonato Paulista.

Com campanhas de destaque e uma intensa rivalidade, a Associação Atlética Botucatuense e a Associação Atlética Ferroviária escreveram o nome da cidade na história do futebol profissional.

Associação Atlética Botucatuense

Fundada em 21 de abril de 1918 por Floriano Nunes, Antônio Saleme, José Nicoletti, Mário Torre, Acácio Pinto Costa, Michel Audi e Gamaliel  de Almeida, a Botucatuense é o clube mais antigo da cidade.

Também conhecida por Veterana, o clube tem sua sede localizada na área central da cidade, e sua equipe de futebol disputava seus jogos no antigo estádio Antonio Delmanto, do qual hoje restam apenas parte de sua arquibancada.

Durante 10 anos sua equipe de futebol esteve na disputa das divisões de acesso do Campeonato Paulista.

A AAB chegou para a disputa da terceira divisão pela primeira vez em 1954, tendo ainda marcado presença na edição do ano seguinte.

Em 1957 a equipe chegou ao seu ponto de maior destaque, estreando na segunda divisão do Campeonato Paulista, competição onde se manteve durante três anos.

aab
Em pé: Osvaldo Carrapicho,Tide, Friaça, Tisnau, Cigano e Sílvio. Agachados: Pulga, João Preto, Jonas, Nézio e Souzinha. Crédito: AAB

A Veterana voltou a disputar a terceira divisão em 1960 e ali permaneceu até o ano de 1964.

Associação Atlética Ferroviária

Fundada em 03 de maio 1939, a Ferroviária nasceu a partir da iniciativa de Manoel da Silva e Lúcio de Oliveira Lima, funcionários da seção de almoxarifado do depósito de locomotivas da Estrada de Ferro Sorocabana.

A equipe foi formada visando ter em seu elenco os melhores ferroviários da companhia férrea e iniciou suas atividades em um terreno baldio, conhecido como “Brejão”.

Ali, mais tarde, seria inaugurado o estádio Acrísio Paes Cruz, e onde também o clube construiria toda a sua estrutura.

Dessa maneira, a Ferroviária ficaria conhecida como a Gigante da Baixada.

aaf time
Em pé: Adésio, Carlito, Pando, João, Ovidio e Paulo Silva.
Abaixados: Passarinho, Nivaldo, Wilson Bauru, Celsinho e Vicente Chirinéa (Pulga). Créditos: Zé Airton (Matando no peito)

Apesar de ser uma equipe mais jovem, a Ferroviária teve mais participações nos campeonatos profissionais do estado e campanhas de maior destaque.

A equipe soma três participações na Terceira Divisão do Campeonato Paulista (1954, 1955 e 1960), além de dezesseis aparições na Segunda Divisão ( 1948, 1949, 1950, 1951, 1952, 1956, 1957, 1958, 1959, 1961, 1962, 1963, 1964, 1965, 1966 e 1967).

Rivalidade local

Com duas equipes na disputa de torneios profissionais, a rivalidade local, que já se mostrava intensa em competições amadoras, cresceu ainda mais.

A Veterana concentrava grande parte de sua torcida na região central de Botucatu, enquanto a Ferroviária tinha a região da Vila dos Lavradores, popular “Bairro” como coração de sua torcida.

Em semana de jogo entre AAB e AAF os ânimos de torcida e jogadores se intensificavam. Prova disso é partida realizada em 12/12/1942, que ficou marcada por uma pancadaria generalizada entre jogadores, com a torcida invadindo o gramado, conforme relatado pelo jornalista José Nicoletti.

Durante três anos, Botucatu teve suas duas equipes na divisão de acesso à elite do futebol estadual.

No ano de 1957, o torneio contava com equipes conhecidas até os dias de hoje, como Bragantino, São Bento, Paulista e Inter de Limeira.

Já no campeonato de 1959, ao fim de sua primeira fase, a tabela contava com a seguinte classificação:

Série “Paulo Machado de Carvalho – 1959

Time      Pts

1             Corinthians-PP 25 pontos

2             São Bento        23 pontos

3             Tupã      22 pontos

4             Prudentina         22 pontos

5             Oswaldo Cruz    19 pontos

6             Rio Preto             17 pontos

7             Garça    16 pontos

8             Botucatuense   15 pontos

9             Ferroviária (Botucatu)   12 pontos

10           Ferroviária (Assis)           9 pontos

 Fim da era profissional

Durante a década de 1960 as equipes foram perdendo sua força para se manter no futebol profissional, deixando de figurar nas competições estaduais.

Atualmente ambos clubes contam com uma grande estrutura em suas sedes sociais, disponibilizando para seus associados as mais variadas opções de esportes e lazer.

O futebol hoje é direcionado para a formação de jogadores com aulas para os jovens interessados, sendo que os adultos representam as cores dos clubes em torneios municipais e em campeonatos internos realizados em suas dependências.

Em 2011, após anos de total ausência de notícias sobre o futebol profissional, foi anunciada a fundação do Clube Atlético Botucatu.

CAB

A equipe chegou a disputar dois amistosos, um contra o XV de Jaú, no qual foi derrotado por 2 a 1 e outro contra o Noroeste, no qual não houve vencedor (0 a 0).

cab noroeste
CAB em partida contra o Noroeste. Crédito: Cleber Novelli

No entanto, ante a falta de recursos para arcar com os custos junto à Federação Paulista de Futebol, a equipe atualmente está voltada para as categorias de base e realização de projetos sociais, tendo o sonho da volta da cidade ao profissionalismo sido adiado para um futuro ainda incerto.

Ainda assim, Botucatu, com sua Veterana e sua Gigante da Baixada, ajudou a escrever a história do futebol paulista em uma época que as equipes da interior eram fortes e exigiam dos clubes ditos grandes em cada partida disputada.

3 comentários sobre “Botucatu e seus anos no futebol profissional

  1. Tenho um amigo, cujo pai, Lourenço, lateral esquerdo, jogou em um time profissional de Botucatu, no ano de 1964, quando nasceu seu filho José Lourenço Alves. Gostaria de saber em qual time ele jogou, para comprar uma camisa e presenteá-lo.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s