Cervejas para provar durante o inverno

A chegada do inverno faz com que as pessoas mudem seus hábitos. Se em tempos de calor pensamos em tomar aquela cerveja gelada e refrescante, a famosa “canela de pedreiro”, na estação mais fria do ano o nosso corpo e nosso paladar pedem por algo mais forte, reconfortante.

Sentimos fome com mais frequência e pratos quentes e “pesados” ajudam nosso corpo a se manter aquecido durante essa época.

Contudo, o que bebemos durante o tempo frio também muda, tudo isso para acompanhar a alimentação reforçada necessária em nosso organismo.

Muitos abandonam sua “cervejinha” e passam a tomar um vinho, por exemplo.

Mas, e se você apenas mudasse para um estilo de cerveja mais adequado para a estação?

Existe uma grande variedade de estilos de cerveja para se tomar no inverno. Elas são mais encorpadas, de alta fermentação e com um teor alcoólico mais elevado.

Sendo bebidas para se tomar em dias mais frios, não é necessário, muito menos recomendável que se sirva elas “trincando”.

A temperatura para se apreciar esses estilos pode variar de 7 até 18º C. Nessas condições, você poderá sentir todas as peculiaridades no aroma e sabor presentes em cada um deles.

Entre as Escolas Cervejeiras, separei alguns estilos altamente recomendáveis para se deliciar com esse clima de inverno.

Escola Alemã

Bock

Estilo clássico, cuja tradução literal é “bode”. Apresenta coloração marrom, e sua produção é marcada por altas cargas de malte. Possui amargor mediano e teor que varia entre 5 e 6%.  Vale dizer que esse estilo possui derivados mais fortes, como a Doppelbock e a Eisbock.

Sugestão: Baden Baden Bock

bock

Weizenbock

É a versão de inverno da famosa cerveja de trigo. Suas notas que podem remeter a banana, cravo e frutas escuras.

Sugestão: Eisenbahn Weizenbock

eisenbahn

Escola Belga

Dubbel

Estilo famoso por sua Trapistas, cuja história nos leve até os monges que as produziam inicialmente. Com seu aroma carregado de frutas secas e servida em cálices, é um estilo que tem exemplares com valor um elevado comercialmente.

Sugestão: Wäls Belgian Dubbel

wals

Belgian Dark Strong Ale

Também chamada de Quadruppel, é um estilo potente, cujo teor varia de 8 a 11%. Com notas adocicadas, ela traz ao paladar frutas secas, além de figo e caramelo. A exemplo da Dubbel, seu preço também costuma ser elevado.

Sugestão: Delirium Nocturnum

delirium

Escola Americana

Pumpkin Ale

Famosa e comum de se encontrar em tempos de Halloween. Esse estilo leva abóbora em sua composição, diminuindo a utilização de maltes em sua fabricação.

Sugestão: Bierland Pumpkin Ale

Cerveja-Bierland-Pumpkin-Ale-500-ml

American Barley Wine

Como o nome já sugere, se destaca por seu armazenamento em barris, o que lhe confere uma “vinificação”. Estilo com muita personalidade, traz consigo notas amadeiradas, além de caramelo e castanha.

Sugestão: Heilige Barley Wine

barley wine

Escola Inglesa

Stout

Com sua coloração inconfundível por conta da utilização de maltes torrados, ela traz aroma de café e chocolate. Com uma variedade de estilos, ela pode ir do Dry Stout (mais leve e seco), passando pela Oatmeal Stout (cuja aveia é utilizada), até se chegar à Imperial Stout (mais intensa).

Sugestão: Fuller’s Black Cab

black cab

Scotch Ale

Como o nome já entrega, esse estilo nasceu na Escócia. Também conhecido por Wee Heavy, ele possui malte marcante, trazendo consigo um leve calor alcoólico e dulçor. Ainda que ela desça docemente no paladar, não se deixe enganar. Seu teor está entre 6,5 e 10%, o que pode fazer com que um copo seja suficiente na noite.

Sugestão: Tennent’s Scotch Ale

tennents

Um brinde ao inverno e a essas maravilhosas cervejas que tanto nos aquecem. Cheers!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s