Foi-se o tempo em que tomar cerveja se resumia a apreciar um copo daquela “loira” trincando de gelada.
Nos últimos anos a busca por informações e a curiosidade em experimentar estilos “não convencionais” mostrou que a cerveja pode ser apresentar das mais variadas formas, cores, sabores e teor alcoólico (ABV).
Pensando nisso, trouxe algumas das cervejas com a maior concentração de álcool em todo o mundo.
10) Esprit de Nöel
Cervejaria: Baladin
Origem: Itália
ABV: 40%
Edição especial lançada no Natal de 2011 trata-se, na verdade, de um destilado de cerveja.
Envelhecida em barris de carvalho durante três anos, possui coloração amarelo palha, notas leves de madeira e chocolate.
9) Sink the Bismark
Cervejaria: BrewDog
Origem: Escócia
ABV: 41%
Uma Quadrupel IPA criada como resposta às críticas feitas à cervejaria por ter lançado anteriormente a Tokyo, considerada pelos consumidores, alcoólica demais com seus 18,2% de ABV.
Malte doce como mel junto a um amargor extremamente forte e persistente
8) Schorschbock 43
Cervejaria: Schorschbräu
Origem: Alemanha
ABV: 43%
Este estilo Eisbock foi fabricado apenas uma vez. É um exemplar que não caiu no gosto de seus consumidores por ser considerada picante em excesso.
7) Obilix
Cervejaria: Koelschip
Origem: Holanda
ABV: 45%
Outro rótulo de pouca produção e extremamente difícil de encontrar. Segundo relatos, se assemelha mais a xarope para tosse do que propriamente a cerveja.
6) The End of History
Cervejaria: BrewDog
Origem: Escócia
ABV: 55%
Segunda aparição da cervejaria escocesa. Esse rótulo foi por muito tempo o detentor de cerveja mais forte do mundo.
Com apenas 12 exemplares fabricados, ela também se destaca por seu “rótulo” trazer um esquilo empalhado. Uma garrafa chegou a ser vendida por 780 dólares.
5) Schorschbock 57
Cervejaria: Schorschbräu
Origem: Alemanha
ABV: 57%
Outra cervejaria que volta ao ranking. Eles ainda estão em busca do título de mais alcoólico do mundo.
Ainda que não tenham atingido esse objetivo, podem se orgulhar em ter um exemplar definido como um “tiro de fogo”, passando longe de ser uma cerveja suave e saborosa.
4) Start the Future
Cervejaria: Koelschip
Origem: Holanda
ABV: 60%
Após ter destaque com a Obilix, a cervejaria holandesa tratou de criar um exemplar ainda mais forte.
Produzida para desbancar a End of History, que anteriormente desbancou a Obilix, esse rótulo remete muito mais somente ao sabor de álcool do que cerveja propriamente.
3) Brewmeister Armageddon
Cervejaria: Brewmeister
Origem: Escócia
ABV: 65%
Inaugurando o pódio, uma cerveja criada em 2012 com o intuito de entrar na briga com a BrewDog, Schorschbrau e Koelschip pelo título de cerveja mais forte do mundo.
Produzida para ser consumida como um uísque fino, leva em sua composição malte cristal, trigo e aveia em flocos. Ela é congelada para então ser retirado o concentrado alcoólico. Mesmo com teor tão elevado, quem a degustou não achou seu sabor tão horrível.
2) Brewmeister Snake Venom
Cervejaria: Brewmeister
Origem: Escócia
ABV: 67.5%
Mostrando que não entraram na competição apenas para participar, a cervejaria escocesa decidiu lançar no ano seguinte esse exemplar. Com ingredientes especiais que auxiliam na obtenção de um maior teor, ela é composta por turfa de malte defumada, levedura de cerveja e levedura de champanhe.
A recomendação de consumo é de uma dose de 35ml. Se quiser provar ou adquirir um exemplar desse veneno de cobra, é bom botar a mão no bolso. A garrafa custa em média 50 libras.
1) Mistery of Beer
Cervejaria: Koelschip
Origem: Holanda
ABV: 70%
Senhoras e senhores, eis a atual campeã!
Com uma grande utilização de lúpulo e álcool em sua composição, esse exemplar possuir teor superior àqueles encontrados em vodcas e uísques.
Para se chegar ao absurdo ABV de 70%, o líquido é congelado e a parte com mais álcool é selecionada, acrescendo-se a ela ainda mais álcool!
A garrafa de 330 ml desse exemplar é encontrada pelo valor de 45 euros, e a dose 40 ml é comercializada por 10 euros.