Futebol, rock’n roll e respeito às diferenças – Conheça o St. Pauli

O torcedor de um clube de futebol geralmente sonha em ver sua equipe disputando os principais campeonatos pelo mundo, conquistando títulos e ter os melhores jogadores vestindo as cores de sua equipe.

Para os torcedores do St. Pauli, isso passa bem longe. Para os fanáticos desse pequeno clube da cidade Hamburgo, o mais importante é manter vivo os seus ideais e a mística que cerca essa peculiar equipe.

Fundado em 1910 no bairro de Sankt Pauli, o clube homônimo é mais conhecido por seus feitos fora de campo, com seu poder de estar um passo à frente em relação aos demais.

O clube tem uma cultura de esquerda entre a maioria de seus torcedores.  Aliado a isso, é comum ver em partidas da equipe bandeiras com o rosto de Che Guevara, além de manifestações contra o fascismo, o racismo e machismo.

Outro fato interessante na agremiação é que ela foi a primeira ter em seu cargo máximo um presidente homossexual assumido. Corny Littman ocupou o cargo entre 2002 e 2010.

Na arquibancadas do acanhado, mas moderno Millerntor-Stadion se vê, além dos torcedores tradicionais, “gente como a gente”, pessoas com um visual punk, rockeiros, com suas tatuagens, piercings e alargadores, trazendo consigo, além das cores e escudo do time, a famosa bandeira com a caveira pirata, um símbolo não oficial do time.

st pauli millerntor

A pegada rock’n roll se estende aos gramados.

A trilha sonora da entrada do time em campo, nada menos que Hells Bells, do AC/DC:

Em cada gol marcado pela equipe, outro clássico ecoa no estádio: Song 2, do Blur:

Ainda que nas quatro linhas as conquistas passem longe, fora de campo, clube e torcida podem ser celebrados como se campeões fossem.

st. pauli fans

O Sankt Pauli é a favor da vinda de refugiados, dando ajuda e abrigo.

Outro fato que atrai a atenção é o olhar que a instituição tem com as minorias.

A Fanladen do St. Pauli é uma espécie associação que serve o torcedor e que é independente do clube, mesmo funcionando nas dependências do estádio.

Fanladen st. pauli

Essa instituição é a responsável por organizar as excursões para os jogos fora de casa, dá assistência aos torcedores visitantes, resolve qualquer divergência que envolva a torcida e/ou a comunidade do bairro.

A Fanladen ainda funciona como centro de acolhimento e assistência para as crianças, sendo que muitas aparecem para utilizar as instalações do clube após a escola, com seus funcionários dando o apoio estrutural e até psicológico necessário.

Esse braço não oficial do clube ainda organiza eventos de solidariedade, de apoio às causas libertárias, torneios de futebol para mulheres, além de juntar doações para grupos de refugiados dentro e fora de Hamburgo, apoiando exposições sobre a história do Holocausto.

Visando a proteção à mulher, já organizou cursos de autodefesa para mulheres para a sua torcida e comunidade como forma de combater o machismo e o sexismo, outras bandeiras levantadas com orgulho e vigor pelo clube.

Outro feito que chama a atenção foi a criação de uma Copa do Mundo da FIFI em 2006 e que contou apenas com a presença de países sem representação na FIFA.

Com um conceito e história tão ricos arraigados em sua torcida, pouco importa se o time disputa a elite contra um Bayern de Munique ou está jogando a terceira divisão contra uma equipe qualquer. No St. Pauli, a transmissão desses valores é verdadeiro motivo de luta e orgulho.

O futebol em todo esse contexto, é apenas um dos outros tantos ingredientes que fazem a equipe de Hamburgo ser tão admirada, tanto dentro como fora da Alemanha.

Se quiser conhecer um pouco mais de tudo o que cerca o St. Pauli, leia o relato feito por Thales Machado para o Puntero Izquierdo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s