A infância de toda uma geração foi marcada pelo lançamento de um console que levou a qualidade de som e imagem dos jogos a outro patamar: O Super Nintendo (SNES).
Produzido pela empresa que carrega seu nome entre os anos de 1990 e 2003, o Super Nintendo trouxe uma infinidade de jogos, gêneros e personagens que ficarão para sempre na lembrança de todos os que puderam desfrutar dessa época onde a alegria podia ser encontrada em seus cartuchos.
Entre tantos ótimos jogos, apresento aqueles que tenho como os melhores. Eis o meu Top 5 dos jogos do Super Nintendo:
5° Lugar: Biker Mice From Mars (1994)
Esse jogo relativamente simples produzido pela Konami até hoje me diverte através de emuladores. O enredo gira em torno do desenho Esquadrão Marte, que passava na TV quando eu ainda apenas uma criança.
É um jogo de corrida onde nem sempre cruzar a linha de chegada era o mais importante. O modo batalha era bem divertido, o que deixava o objetivo de chegar em primeiro em segundo plano, com o perdão do trocadilho.
É um jogo relativamente curto, sem muitas variações de pistas ou personagens, mas certamente proporcionou bons momentos de distração e diversão
4° Lugar: Super Mario World (1990)
O símbolo da Nintendo e garoto propaganda do console. Ninguém mais, ninguém menos de que ele: o encanador Mario!
Era o jogo que acompanhava o videogame. Logo, praticamente qualquer pessoa que um dia pôde se divertir com um Super Nintendo, acabou colocando a fita de Super Mario World pra jogar.
Seus vários mundos, com castelos, casas fantasmas e telas que corriam nos custavam várias e várias vidas, mas sem problema! Na Top Secret Area a gente podia obter quantas a gente entendesse serem necessárias.
3° Lugar: Super Street Fighter II: The New Challengers (1993)
A melhor expansão de Street Fighter II já lançada pela Capcom. Quanto à franquia, não há muito o que se falar.
Street Fighter é simplesmente um dos mais conhecidos jogos de luta da história. Não há no mundo quem nunca tenha ouvido falar de Ryu e Ken ou de alguém “soltando” algum Hadouken em alguma brincadeira por aí.
Nessa versão fomos apresentados a novos lutadores: T. Hawk, Cammy, Fei Long e Dee Jay, além de novos golpes especiais para os personagens principais.
É um jogo onde tanto o modo arcade, com um final diferente para cada personagem, como o versus traziam bastante ação para quem quer que estivesse com o controle em mãos.
2° Lugar: International Superstar Soccer (1995)
Outro título da Konami que até hoje trás saudosismo aos amantes do futebol.
Foi nesse jogo que fomos apresentados a Allejo e companhia. O jogador que até hoje é sinônimo de gols e jogadas incríveis.
International Superstar Soccer, ou ISS para os mais íntimos é o pai daquele que, alguns anos depois, seria o mundialmente conhecido Pro Evolution Soccer (PES), um dos principais jogos de futebol no mundo.
É um jogo com tanta importância que até hoje me lembro perfeitamente da escalação do Brasil: da Silva, Ferreira, Paco, Vincento, Cicero, Roca, Santos, Pardilla, Beranco, Gomez e ele, o mito Allejo!
1° Lugar: Top Gear (1992)
Senhoras e senhores, eis o jogo que, quando sua música começa, você logo sabe que é ele sendo jogado.
Produzido pela Kemco, esse título foi o responsável pelo meu primeiro contato com um Super Nintendo. Sua variedade de pistas, campeonatos em vários países trazia também a necessidade de um bom plano de estratégia na hora de escolher o carro mais indicado para cada tipo de etapa.
Tudo isso sempre ao som do bom e velho rock’n roll. Escolha seu possante, aperte os cintos e ligue o nitro!
Top Gear terá sempre um generoso espaço em meu coração!
Muito obrigado, Super Nintendo por ter feito parte da minha infância!