Pouco mais de duas semanas para o início de mais uma Copa do Mundo.
A essa altura, em outras oportunidades, o torcedor brasileiro já estaria naquele conhecido clima de euforia e expectativa.
A televisão nos mostraria a todo tempo inúmeras propagandas que pegam carona no espírito do patriotismo, tudo isso com o intuito de alavancar a venda de seus produtos.
Comerciais de cervejas e televisores bombeariam nós, consumidores, com as propagandas sendo feitas por jogadores e com o treinador da seleção brasileira apelando para o espírito de união à seleção.
No entanto, para essa edição da Copa, não estamos mais tão expostos a essa onda de amor à pátria.
Os anúncios até existem, mas em volume bem inferior.
O torcedor brasileiro, e principalmente o brasileiro que não liga pra futebol, não tem encontrado motivos para tanta euforia e patriotismo.
Às portas do início de mais um mundial vemos um país mergulhado em crise, com uma população insatisfeita, insegura e descrente.
Tais fatores acabaram limando a vontade de torcer e vibrar, o que em outras ocasiões acabou servindo como um alívio temporário.
O cenário de devastação de toda nação tirou dos brasileiros, ainda que momentaneamente, a vontade de torcer e acompanhar a seleção.
Acredito que pela primeira vez na história o governo não conseguirá se valer de uma Copa do Mundo para conseguir distrair e anestesiar sua população.
As atenções, e principalmente as tensões, estão voltadas para aquilo que realmente importa para o país.
A torcida é que esse ímpeto questionador perdure, não cessando ao menor sinal de alívio. O que ocorre hoje no dito país de futebol, infelizmente chegou com algum tempo de atraso, quatro anos para ser exato.
Fosse esse engajamento e luta na véspera da Copa feita aqui, certamente os resultados e o cenário nacional hoje seria outro.
Parece que esse ano, enfim, a pátria resolveu não calçar sua chuteiras…
Otimo texto, infelizmente demoramos demais para começarmos a fazer algo, precisamos hoje passar por algo tão complicado para talvez termos algum dia melhor la na frente!!!
CurtirCurtir