Confederação Brasileira em Donetsk

Dias após o tão aguardado anúncio dos jogadores brasileiros convocados para a próxima Copa do Mundo o povo ainda discute sobre quem merecia e quem não deveria figurar entre os 23 chamados.

Algo que já vem chamando bastante atenção é o fato de, em várias oportunidades, em várias convocações e por diferentes treinadores, jogadores de um determinado time sempre estão figurando como selecionados.

Para esse mundial, Fred e Taison, ambos jogadores do Shakhtar Donetsk, equipe da Ucrânia, acabaram tendo sua convocação questionada pela torcida brasileira.

Shakhtar_Donetsk_2018

Isso não deve ser visto como nenhuma crítica a eles.

Porém, causa certa estranheza a nós, torcedores brasileiros, sempre ver entre os atletas convocados, jogadores que atuam por esse clube, em um campeonato sem expressão como é o ucraniano, pouco divulgado no noticiário esportivo, sem grande cobertura e informações pela imprensa para os torcedores daqui do Brasil.

Isso vem se repetindo há pelo menos 10 anos, sendo que de lá pra cá, muitos desses jogadores chamados para atuar pela seleção brasileira não tiverem muito destaque no cenário do futebol internacional.

donbass-arena

Alguns dos chamados, inclusive, eram nomes totalmente desconhecidos até pela própria torcida brasileira (Ismaily é o último desses casos)

Por outro lado também, devemos voltar nossa atenção para a projeção que os jogadores do Shakhtar acabam ganhando sendo convocados para os jogos do Brasil.

A vitrine em que se está ao atuar com a camisa amarela da seleção, em mais de uma oportunidade se mostrou como forma de valorizar o atleta, despertando o interesse de clubes de maior expressão na Europa. Atletas como William, Fernandinho, Fernando são apenas alguns exemplos de quão lucrativa essa convocação pode ser.

O ponto obscuro é: Nem sempre o atleta do clube ucraniano merece, de fato, estar entre os convocados para defender a seleção brasileira. Certo também é que jogadores de outras equipes, inclusive aqui do próprio Brasil se mostram como melhores opções para a convocação . Por que então, afinal, ele é chamado?

Exposição? Valorização? Venda para uma equipe maior? Pode até ser…

Mas o que estará envolvido por trás disso tudo?

Existe alguém “exigindo”a convocação de determinados jogadores?

O treinador da seleção é mesmo livre para chamar quem ele entende ser de fato merecedor da vaga?

Quantas pessoas se beneficiam com essa tática?

Sempre o Shakhtar. Por quê?

Quem sabe um dia essa resposta vem.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s