E assim foi em 2017

Ontem, a edição 2017 do campeonato brasileiro chegou ao fim.

Com todos os jogos sendo disputados no mesmo horário, não faltaram emoções, sendo que o destino das equipes foi selado nos momentos finais das partidas.

A disputa por vagas em competições, bem como a briga para fugir do rebaixamento estiveram presentes em todos os jogos, algo que é incomum para um torneio de pontos corridos.

Na parte de cima da tabela, cinco equipes ainda estavam na briga pelas vagas na Libertadores da América.

O destaque negativo desse disputa foi o Botafogo, que nas rodadas finais acabou perdendo o fôlego e consequentemente pontos preciosos que acabaram custando ao alvinegro um lugar na próxima edição do torneio.

Já o ponto a se exaltar foi a heróica e improvável conquista da vaga pela Chapecoense que, vinda da maior tragédia da história do futebol mundial, tendo recomeçado do zero, conseguiu uma louvável 8ª colocação, sua melhor classificação no torneio.

jogadores-da-chapecoense-comemoram-vaga-na-libertadores-passenado-no-carro-maca-1512338134464_956x500

Para aqueles que queriam tratar a equipe como “café com leite” na competição, concedendo a ela a imunidade a eventual rebaixamento, a resposta foi muito bem dada em campo, mostrando que a garra e a determinação que sempre foram a marca registrada da equipe ainda se faz muito presente.

Assim, o time de Chapecó se junta ao campeão Corinthians, ao Palmeiras, Santos, Grêmio, Cruzeiro, Flamengo e Vasco como sendo os representantes brasileiros na próxima edição da competição continental.

Na metade de baixo da tabela, a briga para fugir das duas vagas restantes para a segunda divisão envolvia quatro equipes.

O Sport fez sua parte e venceu em casa um Corinthians já em ritmo de férias. Assim, o Leão da Ilha garantiu mais um ano na elite nacional.

O Avaí teve uma boa reação na parte final do campeonato, mas o empate fora de casa contra o Santos foi insuficiente para manter os catarinenses na série A, ficando apenas 1 ponto de ter conseguido se salvar.

A última vaga para o torneio que ninguém quer disputar acabou ficando entre Vitória e Coritiba, e essa decisão foi emocionante até os acréscimos do segundo tempo das partidas.

O Vitória vinha se salvando da queda com o empate que ia conquistando contra o Flamengo. Isso até o gol de pênalti que até então rebaixaria os baianos, uma vez que o Coxa ia empatando com a Chape fora de casa.

Porém, como se diz, o jogo só termina quando acaba, os paranaenses sofreram a virada nos minutos finais da partida, o que acabou acarretando a ida da Chapecoense para a Libertadores 2018, a salvação do Vitória do rebaixamento e a sua conseqüente queda para a Série B.

026-e1511784593493-300x225

As emoções antagônicas que vimos nos campos nesse domingo servem para reforçar ainda mais que isso não é apenas futebol.

Fica agora a expectativa para a próxima edição do torneio, onde, mais uma vez, estarão todos atentos, torcendo, vibrando e sofrendo com suas equipes, acompanhando novamente até o último instante o que o destino lhes reserva ao último soar do apito.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s