Balanço do primeiro turno

No último fim de semana, tivemos o encerramento do primeiro turno do campeonato brasileiro.

Com 19 rodadas disputadas, com todas as equipes tendo se enfrentado, passamos a analisar a desempenho de cada uma das equipes:

Atlético Goianiense: A equipe recém promovida à primeira divisão chegou credenciada com título da Série B do ano anterior. Mostrou pouco em qualidade técnica e um elenco sem jogadores que se destaquem. O atacante Walter até poderia ser um diferencial à sua equipe, mas a dificuldade em entrar em forma prejudica em muito o atleta e o seu time. Não há sinais de uma reviravolta no desempenho da equipe, e o retorno à segunda divisão é apenas questão de tempo.

Posição ao término do primeiro turno: 20°, com 12 pontos (3 vitórias, 3 empates e 13 derrotas);

Atlético Mineiro: Tido no início do ano como um dos grandes favoritos à conquista do título, o galo vem decepcionando a todos, com uma campanha muita fraca nos jogos como mandante, colecionando derrotas. O Horto, antes um trunfo, acabou se tornando um problema para a equipe. A saída do técnico Roger Machado e a entrada de Rogério Micale ainda não mostrou resultados na prática. A equipe provavelmente deve terminar o ano no meio da tabela.

Posição ao término do primeiro turno: 15°, com 23 pontos (6 vitórias, 5 empates e 8 derrotas);

Atlético Paranaense: O furacão começou muito mal o campeonato, tendo passado boa parte do início na parte de baixo da tabela. Protagonizou algumas polêmicas envolvendo seus treinadores (a saída Autuori e Eduardo Baptista com o retorno de Autuori apenas 10 após seu pedido de demissão). A equipe subiu de produção ao final do primeiro turno, engatando uma sequencia de 3 vitórias. Deve brigar por uma vaga na pré-libertadores ou sul-americana.

Posição ao término do primeiro turno: 8°, com 26 pontos (7 vitórias, 5 empates e 7 derrotas);

Avaí: O time catarinense participa do campeonato consciente de suas limitações. Seu treinador ainda resiste no cargo mesmo figurando entre os quatro últimos colocados desde o início do torneio. Reservadas algumas surpresas aprontadas pra cima dos favoritos, a equipe deve retornar ao campeonato de acesso na próxima temporada.

Posição ao término do primeiro turno: 19°, com 18 pontos (4 vitórias, 6 empates e 9 derrotas);

Bahia: O tricolor da boa terra subiu para a primeira divisão na última temporada já estando habituado a figurar nas duas divisões. Apresenta um futebol mediano,  sendo fraco em alguns momentos. A luta da equipe será para se manter na elite do próximo ano.

Posição ao término do primeiro turno:  13°, com 23 pontos (6 vitórias, 5 empates e 8 derrotas);

Botafogo: O time comandado por Jair Ventura continua surpreendendo, apresentando um futebol com padrão tático e espírito guerreiro, estando desde o ano passado bem acima do que se espera pra ele. É uma equipe complicada de se enfrentar, devendo lutar por uma vaga na pré-libertadores do próximo ano.

Posição ao término do primeiro turno:  11°, com 25 pontos (6 vitórias, 5 empates e 6 derrotas);

Chapecoense: A Chape, depois da tragédia ocorrida no final do último ano teve que recomeçar do zero, montando um novo time, nova equipe técnica, isso sem mencionar a força de vontade e determinação daqueles que ficaram para manter a equipe viva e atuante. Se manter na elite já será uma conquista, e caso isso não seja possível, ela terá tudo para voltar à elite posteriormente.

Posição ao término do primeiro turno: 16°, com 22 pontos (6 vitórias, 4 empates e 9 derrotas);

Corinthians: É um caso a ser estudado. Tem até o momento uma campanha irretocável, terminando com sobras na liderança e invicto. Padrão de jogo bem definido, jogadores conscientes de suas funções em campo, com uma boa defesa, um ataque fulminante e o treinador, que começou seu trabalho com desconfiança da mídia especializada em seu trabalho, vem dando muito bem conta do recado. Salvo uma grande reviravolta, o time de Itaquera deve levar com folga o título esse ano.

Posição ao término do primeiro turno: 1°, com 47 pontos (14 vitórias, 5 empates e 0 derrota);

Coritiba: O Coxa alterna bons jogos e grandes resultados com derrotas improváveis. Possui um elenco mediano, assim como também deve ser sua aspiração no torneio, uma posição no meio de tabela, se classificando para a Copa Sul Americana.

Posição ao término do primeiro turno: 10°, com 25 pontos (7 vitórias, 4 empates e 8 derrotas);

Cruzeiro: A equipe comandada por Mano Menezes passou por uma turbulência no decorrer do primeiro turno, mas agora parece estar ter se reencontrado em campo. Está no campeonato de olho em uma das vagas para a próxima edição da Liberadores. A raposa conta com bons jogadores em seu elenco, logo a conquista dessa vaga não deverá ser um grande esforço.

Posição ao término do primeiro turno: 7°, com 27 pontos (7 vitórias, 6 empates e 7 derrotas);

Flamengo: Outra decepção até o momento no campeonato. Tido com um dos favoritos na conquista do título e com jogadores de renome em seu elenco, o urubu vinha esbarrando na mentalidade limitada e na teimosia do seu então treinador, Zé Ricardo. Com a saída do mesmo, a expectativa que fica na torcida é de que o time cresça de rendimento e apresente um futebol compatível com aquele que era esperado no início do torneio. O clube da Gávea deve acabar o ano conquistando no mínimo uma vaga na fase preliminar da Libertadores.

Posição ao término do primeiro turno: 5°, com 29 pontos (7 vitórias, 8 empates e 4 derrotas);

Fluminense: Apostando alto nas categorias de base oriunda de Xerém, o tricolor carioca mostrou ser um time competitivo, mesmo sem medalhões. O técnico Abel Braga vem fazendo um ótimo trabalho à frente da equipe e deve conduzi-la sem grandes sustos a uma vaga na Sul Americana da próxima temporada.

Posição ao término do primeiro turno: 9°, com 26 pontos (6 vitórias, 8 empates e 5 derrotas);

Grêmio: Uma das poucas equipes que se mostra capaz de fazer frente ao Corinthians. A equipe gaúcha vem fazendo um ótimo campeonato, com uma pontuação que lhe credenciaria a liderança do campeonato se não fosse o desempenho sobrenatural da equipe de Fabio Carille. Caso se mantenha firme e conquistando as vitórias, e sem vacilar nos jogos cruciais, como vacilou no primeiro turno, PODE SER que tenha chances de brigar pelo título.

Posição ao término do primeiro turno: 2°, com 39 pontos (12 vitórias, 3 empates e 4 derrotas);

Palmeiras: Tido como Bicho Papão dessa temporada, o time de Cuca até agora não conseguiu mostrar a que veio. Com a desculpa de que o real objetivo é a conquista da Libertadores, o porco já ficou sem os títulos do Paulista e da Copa do Brasil. No Campeonato Brasileiro vem fazendo boa campanha, mas ainda assim abaixo daquilo que se pregava e esperava pela sua torcida e jogadores. Caso não venha o título da Libertadores, a vaga na próxima edição do torneio deve vir sem dificuldade, mas com um gosto amargo e a frustração de encerrar a temporada sem nenhum troféu.

Posição ao término do primeiro turno: 4°, com 32 pontos (10 vitórias, 2 empates e 7 derrotas);

Ponte Preta: O time paulista de menor expressão no cenário nacional, a Macaca joga o campeonato consciente de suas limitações, tendo que se manter na elite para estar em evidência, revelando jogadores e fazendo boas vendas. A conquista de uma vaga na Sul Americana já estará de bom tamanho para a equipe de Campinas, podendo ter até, quem sabe, a companhia do rival Guarani no próximo ano.

Posição ao término do primeiro turno: 14°, com 23 pontos (6 vitórias, 5 empates e 8 derrotas);

Santos: Apresentou um bom futebol e um elenco qualificado. Nunca figurou entre os favoritos à conquista do campeonato mas não vem decepcionando. Tem em seu elenco um ótimo goleiro e jogadores jovens e promissores. Levir Culpi vem dando sequência ao bom trabalho iniciado por Dorival Junior. Uma vaga ao menos na fase preliminar da Libertadores deve satisfazer ao desejo de todos do alvinegro praiano.

Posição ao término do primeiro turno: 3°, com 35 pontos conquistados (10 vitórias, 5 empates e 4 derrotas);

São Paulo: O tricolor paulista vem flertando perigosamente com o inédito rebaixamento. Sofreu com os resultados nas mãos do ídolo Rogério Ceni, montou e remontou o time no decorrer do ano. Agora sob o comando de Dorival Junior, o time do Morumbi vem lutando para se livrar dos riscos da queda à segunda divisão às duras penas. Vejamos se o segundo turno irá se mostrar mais animador para seus torcedores.

Posição ao término do primeiro turno: 17°, com 19 pontos (5 vitórias, 4 empates e 10 derrotas);

Sport: A equipe tem como grande destaque o comando do “pofexô” Luxa, que busca ressurgir como técnico de ponta do futebol brasileiro. Até aqui a lição de casa parece que vem sendo bem feita. o Leão figura no pelotão de cima do campeonato. Caso mantenha esse ritmo pode conseguir beliscar uma vaga na fase prévia da Copa Libertadores do ano que vem.

Posição ao término do primeiro turno: 6°, com 28 pontos (8 vitórias, 4 empates e 7 derrotas);

Vasco: Tendo sido um time ioiô nos últimos anos, o time de São Januário entrou no campeonato visando a permanência na elite nacional, para só daí então poder traçar planos mais ousados. Sob o comando de Milton Mendes vem cumprindo bem a essa missão, e não deve sofrer muito até o final do campeonato, podendo até conquistar uma vaga na próxima edição da Copa Sul Americana.

Posição ao término do primeiro turno: 12°, com 24 pontos (7 vitórias, 3 empates e 9 derrotas);

Vitória: O rival do Bahia fez uma campanha fraca nesse primeiro turno, com decisões confusas na escolha de técnico, o que pode ter custado alguns pontos preciosos à equipe. Agora, de novo sob o comando de Vágner Mancini, o time apresentou uma sequência positiva de resultados, mas, provavelmente, deverá lutar contra o rebaixamento até o fim.

Posição ao término do primeiro turno: 18°, com 19 pontos (5 vitórias, 4 empates e 10 derrotas).

Neste fim de semana começa o segundo turno, vamos ficar na expectativa da confirmação ou não dos prognósticos aqui feitos.

 

 

2 comentários sobre “Balanço do primeiro turno

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s