Ao verdadeiro 13 de julho

Nesse mês de julho, o universo da música é tomado pelas comemorações do dia mundial do rock, celebrado no último dia 13.

O rock é um gênero que nos últimos anos vem em baixa, no Brasil, inclusive fica atrás na preferência de outros ritmos, como funk e sertanejo.

O cenário da música de uma forma global está muito diferente do que era pouco tempo atrás. O rock veio sofrendo transformações na composição das letras, formas de se cantar e tocar,  mais voltado para o lado comercial, perdendo muito da sua essência e representatividade e significado.

Porém, se o futuro dessa música caminha por esses trilhos, devemos olhar para trás para conseguirmos ver como ela nasceu.

Artistas e bandas consagrados do gênero, em muitos casos buscam sua inspiração e têm como referência, artistas do blues. Sim, aquele ritmo esquecido em que muitos já imaginam aqueles senhores negros e gordos tocando solos e mais solos de guitarra, quase sempre com um tom de voz grave num ritmo em que vamos batendo o pé enquanto vamos acompanhando a música.

Blues

O rock tem a sua raiz no blues e isso deve ser lembrado. A arte de se ouvir, compor ou tocar blues é um privilégio que poucos se dão na vida.

O poder e a presença que esse ritmo tem na música é enorme, visto que todas as variações do gênero rock têm como berço o som criado no sul dos Estados Unidos.

O rock, se quiser voltar a ter a força de antes, deveria olhar para trás e se apegar ao simples, se espelhando na sua origem. Soar mais com o som dos anos 60 e 70, época que viveu o seu auge de sucesso e criatividade, muito disso em razão da raiz do blues estar fortemente presente nas composições.

Nesse mês dedicado ao rock, não esqueça de seu pai. Pegue uma porção de aperitivo, encha um copo com um bom whisky, vá para um ambiente de pouca luz, ligue o rádio e deixe que os 3 reis (Freddie, Albert e BB) se encarreguem de tocar na sua noite!

kings-tribute-freddie-albert-and-bb

Vida longa ao Rock, vida longa ao Blues, vida longa à boa Música!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s