O último degrau para a redenção

Meados de junho de 2.015, a temporada 2014/2015 do campeonato italiano se encerrava. Dentre as equipes que sucumbiram ao rebaixamento estava o Parma, equipe de enorme tradição dentro do país e até mesmo com relativa importância no futebol europeu.

Contudo, a queda que a equipe sofreu foi muito maior e terrível do que se esperava. Afundado em dívidas e sem meios para saná-las, a equipe da Emilia-Romanha, decretou falência, tendo de recomeçar do zero, na quarta divisão nacional.

Um time que já teve jogadores consagrados, como Buffon, Cannavaro, Adriano, Crespo, Taffarel, Verón, dentre tantos outros, figuraria entre times amadores da velha bota.

O antes badalado time patrocinado pela Parmalat na década de 1990, se encontrava no mais baixo degrau na escala futebolística, buscando seu renascimento e grandeza.

Para tanto, o time teve de alterar seu nome e seu escudo, perdendo um pouco sua identidade e prestígio.

parma1parma 2

Diante tal situação, o que se viu dentro do plantel foi uma verdadeira debandada de jogadores, que preferiram buscar novas equipes para defender a topar o desafio de reerguer o tradicional time.

A exceção nessa história foi o veterano zagueiro Alessandro Lucarelli, que mesmo diante da nova e impensada situação que seu  time se encontrava, preferiu permanecer e ajudar o Parma a encarar as divisões inferiores do campeonato nacional.

lucarelli

Após quase dois anos da derrocada da primeira para quarta divisão, o Parma conseguiu recentemente o segundo acesso consecutivo, tendo ascendido da quarta para a terceira divisão na temporada 2015/2016, e agora o conquistou o acesso para a segunda divisão na temporada 2016/2017 com a emocionante vitória diante do Alessandria no último final de semana, mais uma vez com Lucarelli em campo (Melhores momentos do jogo do acesso).

 

Nesse percurso todo lá estava a figura de Lucarelli, que mesmo com idade avançada para o padrões do futebol (39 anos), continuou defendendo as cores de sua squadra, divisão a divisão.

Para o Parma agora, resta apenas o último acesso, o capítulo final para que seu renascimento seja completo. O retorno para a série A do campeonato é medida de justiça por todo o sofrimento que sua torcida passou nos últimos anos, afinal, a primeira divisão é o lugar de onde  nunca deveria ter saído.

parma3

Assim, esperamos que na temporada 2018/2019 possamos nos deparar com lendário uniforme da cruz na camisa enfrentando o outros gigantes da Itália.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s